Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Minha Casa Minha Vida - Projeto Santa Maria 1

Clique na imagem para ampliar

O Programa Minha Casa Minha Vida é um programa do Governo Federal em parceria com os estados e municípios, gerido pelo Ministério das Cidades e operacionalizado pela CAIXA. O objetivo do Programa é a produção de unidades habitacionais, que depois de concluídas são vendidas sem arrendamento prévio, às famílias que possuem renda familiar mensal até R$1.395,00.
O bairro Santa Maria 1 é o primeiro projeto do programa Minha Casa Minha Vida implantado em Botucatu, cidade que possui um deficit habitacional de 10 mil moradias. Com 407 unidades residenciais, o projeto habitacional está localizado às margens da Rodovia Gastão Dal Farra e, segundo dados da Secretaria de Habitação, possui 1593 habitantes.
Como na maioria dos municípios brasileiros, o projeto que prioriza suprir o déficit habitacional e o aquecimento da economia, não incluiu em seu planejamento a paralela construção dos necessários equipamentos públicos para atender a população, tais como escolas, creches, postos de saúde, centros comunitários, gerando a superlotação dos equipamentos existentes nas redondezas, um bolsão de exclusão e um problema social gravíssimo pela potencialização dos problemas que decorrem da concentração de um grupo grande de pessoas de alta vulnerabilidade social no mesmo espaço territorial.
Para refletir sobre o assunto e buscar soluções, o Fundo Social de Botucatu reuniu hoje representantes das Secretarias Municipais de Habitação, Assistência Social, Descentralização, Planejamento e Educação, DRADS e CRAS. Também estiveram presentes o vereador José Eduardo Bittar e representantes do Bairro Demétria.
Dentre as diversas propostas que surgiram após ampla reflexão, está a de um projeto multidisciplinar voltado para as crianças e adolescentes, a ser apresentado ao CMDCA. Novo encontro para dar prosseguimento às ações ficou marcado para o dia 3 de agosto.

2 comentários:

  1. Verdade, custava pelo menos ter feito uma pracinha? Um campo de futebol? tem área até terraplanada já, só colocara 2 traves e alguns caminhões de areia, garanto que já iria fazer muitos sorrisos, no mínimo!

    ResponderExcluir