Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Em dois anos Botucatu cai 178 posições no ranking do "Município Verde"

"O  ranking anual de Município Verde é organizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. De acordo com o órgão, a cidade de Botucatu despencou 148 posições entre 2008 e 2010. No primeiro ano de avaliação do projeto (2008), a cidade era a 22º colocada. Em 2009 caiu para 78º e em 2010 para a 200ª posição. Nesse período, a nota caiu de 85,47 para 71,87.

O que é o Município Verde - O governo de São Paulo lançou em 2007 o “Município Verde”, um projeto ambiental inovador. O objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

A adesão de todos os 645 municípios do Estado de São Paulo ao Projeto Município Verde Azul se deu a partir da assinatura de um “Protocolo de Intenções” que propõe 10 Diretivas Ambientais que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas. Assim é estabelecida a parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente que orienta, segundo critérios específicos a serem avaliados ano a ano, quais as ações necessárias para que o município seja certificado como “Município Verde Azul”.

As 10 Diretivas são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente, onde os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.

Quer ver o ranking completo? http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/evolucao-2008-2010.pdf "

Fonte:  Blog  Trincheira do Facioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário